1 de julho de 2016

Calologia MUSICAL
Jornal do SCHOLA CANTORUM de BRASÍLIA
Julho de 2016. Número 1.



— Entrevista —


Entrevista com Mário Jorge Freire (foto ao lado), atualmente o benfeitor mais generoso de Brasília.

CM: Como você conheceu o Schola Cantorum de Brasília?
– Conheci o prof. Paulinyi na época que acompanhava o curso online do prof. Olavo de Carvalho.

CM: Por que você ajuda o SCB?
– É uma maneira de colaborar na difusão da cultura e da beleza.

CM: Você pode testemunhar sobre os efeitos da oração cantada, principalmente a das crianças?
– O que posso dizer é que a oração das crianças é uma das que mais agrada a Deus.

CM: Que mensagem você dá ao SCB?
– Aconteça o que acontecer, prossigam com este belo trabalho, sempre buscando aperfeiçoá-lo, para o bem dos brasileiros e maior glória de Deus.


Editor: Dr Zoltan Paulinyi ( Paulinyi@yahoo.com )
Coordenador: Gustavo Manzochi
http://SCBrasilia.blogspot.com



— ArtigoS —

Decreto do Concílio de Aix-la-Chapelle (ano 816)
Mensagem de Hiro Kumasaka‎,
junho de 2016.
 <hkbrazil@gmail.com>



"A melodia que os cantores nos fazem ouvir destina-se a trazer a consciência das pessoas em direção ao pensamento e amor às coisas celestes, não somente pela característica sagrada das palavras, mas também pela beleza dos sons. Por isso, é importante que todo cantor, segundo a tradição dos Santos Padres, seja notabilizado e distinto pela sua voz e sua arte, de modo que ele toque os corações de seus ouvintes pelo caminho do prazer sensível".
"La mélodie que les chantres font entendre est destinée à porter la conscience du peuple vers la pensée et l'amour des choses celestes, non seulement par le caractère sacré des paroles, mais par la beauté des sons. C'est pouquoi il emporte que tout chantre, selon la tradition des Saints Pères, soit remarquable et distingué par sa voix et son art, de sort qu'il touche le coeur de ses auditeurs par le chemin du plaisir sensible."

Fragmento dos Decretos do Concílio de Aix-la-Chapelle, de 816, apud VIRET, Jacques. Le chant grégorien. Paris: Eyrolles, 2012. p. 163.

Exatos doze séculos depois, parece-me que, em linhas gerais, seja esse, em rigorosa fidelidade à Tradição, portanto, o horizonte do magistério musical de Zoltan Paulinyi. Deus o abençoe!



Editorial

Dr Zoltan Paulinyi‎,
junho de 2016.
 <Paulinyi@yahoo.com>

O Schola Cantorum de Brasília (SCB) é a nova denominação da seção externa de coro e orquestra fundada pelo Mosteiro de São Bento. O grupo migrou definitivamente à Paróquia Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito à EQN 303/304 no dia 17 de abril de 2016, deslocando nosso ensinamento e arte musical ao centro de Brasília.

Devem cantar e estudar música conosco crianças a partir de 2 anos de idade, jovens e adultos. Aproximam-se todos que se interessam pela oração cantada, pois ensinava Santo Agostinho que "quem reza cantando, reza duas vezes".

Nossos cursos distinguem-se por ensinar calologia musical, o estudo da beleza aplicada à música. Papa Paulo VI referia-se aos artistas como "guardiões da beleza". Em face disso, nossa vocação missionária é levar a beleza musical a todos. Internacionalmente, os irmãos maristas já se referem a nós como "apóstolos da beleza", ao abrirmos as comemorações pelo bicentenário de fundação do Istituto Marista em Roma no dia 2 de janeiro de 2016.

O novo símbolo do SCB foi desenhado por Lívia Paulini para representar a seção das crianças do coral, em torno da qual gravitam todas as demais seções.

Prosseguimos cantando em 2016 cheios de esperança para que esta nova etapa do grupo gere frutos eternos! Para isso, dirigimos nosso olhar ao exemplo heroico do beato Francisco Marto, músico (flautista), pastor, criança vidente de Nossa Senhora de Fátima: que nos inspire nas obras de caridade, na música e na aproximação com Deus, autor de toda beleza!




Venha fazer música conosco!

O Schola Cantorum de Brasília é a única instituição de Brasília a ensinar música como BELEZA.
Inscreva-se:
https://scbrasilia.blogspot.com.br/p/info.html

Aprenda a cantar gregoriano: Coral Gregoriano.
http://gregoriano.Paulinyi.com

Dr Paulinyi: (61) 986.534.811
paulinyi@yahoo.com


Para visualização e impressão do arquivo PDF:




0 comentários:

Postar um comentário

Vídeos

Curta nossa Página

Posts Populares

Total de visualizações